Manuel Brásio
Oficina de Sonotopias
A Oficina de Sonotopias é um encontro (quase) quinzenal que explora a escuta como prática ativa e crítica, desafiando-nos a repensar a nossa relação com o som, o espaço e o mundo. Inspirada por figuras como R. Murray Schafer, Janet Cardiff, Pauline Oliveros, John Cage ou Hildegard Westerkamp, esta oficina propõe-se como um laboratório vivo, onde o rumo das atividades será definido pelo grupo, promovendo uma abordagem aberta e colaborativa.
Com práticas como gravação de campo, escuta partilhada, criação de narrativas sonoras e improvisação musical, a oficina oferece um espaço para experimentar e refletir coletivamente sobre o som como elemento artístico, cultural e político. Cada sessão é uma construção conjunta, onde os participantes decidem, exploram e criam em comunidade.
Juliana Fernandes
Oficina de Movimento: Corpo - Galeria
Nestas sessões os participantes serão convidades a debruçar-se sobre o corpo, o corpo no espaço, o corpo em relação ao que o rodeia, e o coletivo. Todos estes conceitos interligados ao movimento e às suas várias componentes: coordenação, alongamento, musicalidade e dinâmicas, potencialidade, respiração, etc.
Os exercícios propostos terão como base as técnicas do teatro físico, dança contemporânea e práticas de movimento e improvisação, numa abordagem receptiva e sensível ao grupo que se cria.
«CORPO GALERIA» é um espaço físico e emocional onde se celebra o cruzamento interdisciplinar, e práticas de corpo transversais a qualquer prática artística, e principalmente a descoberta e a entrega de um corpo que move ao espaço não convencional e livre que é uma galeria.
Manuel Almeida
Oficina de Desenho e Pintura
As Oficinas de Desenho são um espaço semanal para a introdução e desenvolvimento das ferramentas e técnicas essenciais a esta prática, com objetivo de promover o crescimento artístico e pessoal de cada participante.
É dado destaque ao desenho de observação usando a figura humana como objeto de estudo e prática e são abordados os conceitos de proporção, hierarquia de formas, gesto, bem como as distintas características da linha, mancha e valores tonais enquanto elementos cruciais na construção e interpretação das formas. Com a consolidação destes conceitos, são introduzidos os princípios relativos à cor, saturação e temperatura, explorando-se a sua aplicação na representação tanto da figura como do espaço.
Ao longo deste processo promove-se a experimentação com diversos materiais e técnicas de trabalho com vista à ampliação do repertório técnico dos participantes.
As aulas têm lugar semanalmente, sendo acessíveis a todos os interessados em adquirir ou aprofundar conhecimentos de desenho, independentemente do seu nível de experiência. Acima de tudo, este é um espaço de convívio e partilha de práticas, aberto a toda a comunidade.